quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Vida de faxineiro e muito mais …

Bom, aqui estou eu novamente, e desta vez para contar como é a minha vida profissional aqui na Irlanda.
Não sei se todos sabem, mas já faz uns 6 meses que trabalho como “Responsável direto pela qualidade dos produtos oferecidos pela Fabrica de pães” ou em outras palavras FAXINEIRO, eu limpo o chão e as maquinas da empresa (pensem bem, pão feito em maquina suja não tem qualidade).

… Basicamente eu levanto normalmente as 05:00 e saio para o trabalho as 05:30 pois entro as 7:00 ou 07:30, isso as vezes muda e eu tenho de acordar as 04:00.
… Aprendi a almoçar as 09:00 no meu primeiro break, assim o meu trabalho rende mais.
… minha mão tem um calo, apenas um, mas eu o odeio ! !
… Agora me sinto velho, e sei que essa vida de estudante não é pra mim.
… Descobri que bota de bico de aço dá um chulé que não tem igual, e machuca o pé e por isso eu estou usando meias “descartáveis” eu compro as mais baratas e uso por uns dois dias, depois é lixo, mas me mantenho sem o chulé com essa estratégia.
… Ainda sobre as botas de bico de aço, usem sempre, já derrubei dois pedaços de metal na bota e dei risada depois.
… Se algo fede e é liquido, vai cair na sua boca, se algo fede e é solido, vai cair no teu olho, se algo fede e não tem uma consistência exata vai entrar no seu macacão e ficar com você o dia todo.

Descrevendo o trabalho:
Pego um ônibus e nele fico dentro por cerca de 1 hora, após isso desço em Dublin 22 e ando cerca de uns 700 metros. Ao entrar na fabrica tenho logo que trocar de roupa pelo uniforme, é algo como um macacão de formula 1, mas sem a glória das corridas; colocamos a touca protetora, a mascara e vamos para a área de produção, a fabrica possui 4 linhas de produção, e sempre ou quase sempre limpamos uma área por vez, a área basicamente se divide em 3 mega galpões com maquinas e N coisas dentro.


Primeiro Galpão:
Neste galpão a massa vai ganhando forma de pão, e dependendo do modelo do pão, é o modelo de “ferramentas” que vamos encontrar ligadas nas maquinas.
Meu trabalho basicamente é desmontar as partes desmontáveis das maquina e limpar toda ela; são ao todo 3 maquinas, e duas pessoas por maquina (eu normalmente trabalho com um Russo, na verdade Ucraniano). Nesse parte é que eu me sinto como o Mario (que Mario?) dos Irmãos Mario (veja mais nos vídeo games), vou entrando em um buraco da maquina munido de uma bucha (essas amarelas de lavar pratos) um pano e uma espátula, e saindo no outro buraco e assim o nosso dia vai passando…
E felizmente 9:00 da manhã é o nosso primeiro break, temos 10 minutos para basicamente tomarmos café, e eu nesse caso, almoço logo, não muito, mas como arroz ou omelete ou  que sobrou do meu jantar ! Voltamos ao trabalho e com isso é hora de terminar de limpar as maquinas, e começar a limpar o chão, lavamos o chão com mangueira, esfregão e uma espécie de moto ou carrinho (parece muito com uma motoca) de lavar e secar o chão.
E felizmente 12:30 é hora do segundo break, temos 25 minutos e consigo terminar o resto do que eu estava comendo as 9:00 e conversar e aprender um pouco de russo.
Logo após o break é hora do segundo galpão…


Segundo Galpão:
Quando voltamos normalmente vamos para o segundo galpão (nem sempre, pois normalmente tem mais gente limpando essa parte e vamos direto para o terceiro galpão) o segundo galpão é onde ficam os fornos, e onde o pão pega a forma de pão mesmo, pois no primeiro ele sai parecendo um enroladinho de massa amarelinho.
Aqui as facas fazem aquele desenho em cima do que virá a ser a casca e logo depois ele vai para o forno (acreditem, um forno industrial é algo realmente quente) e fica por ali algumas horas, após isso ele passa por uma espécie de resfriamento e parte para o terceiro galpão…

Terceiro Galpão:
O terceiro galpão é onde os pães são embalados, o processo na verdade é bem engraçado, pois as maquinas fazem tudo, a caixa vem fechada e dobrada, as maquinas fazem tudo abre e montam as caixas colocam plástico dentro dela e depois os pães, embalam e separam para o caminhão, e assim como no primeiro galpão as maquinas tem dois andares, o que torna tudo mais difícil de limpar, e assim, logo chega 14:30 e vou embora para casa (o que nem sempre é assim, pois o horário de saída muda muito, as vezes eu saio as 15:00 e já cheguei a sair as 20:30).

Curiosidades:
- Sempre rola brincadeiras como guerra de pão velho.
- Tem dia que saímos como crianças de lá, totalmente sujos de farinha e pães.
- Limpar os ralos da fabrica sempre é terrível, imaginem leite estragado ao extremo, é assim que os ralos ficam …
- Sou o unico brasileiro na fábrica e por isso sou conhecido como Brazilian Guy

Bom, é isso
Abraços

6 comentários:

  1. p vc nao reclamar que visitam, mandam email e nao deixam recado..! run! kkk
    adorei o blog, certamente voltarei mais vezes.. =**

    ResponderExcluir
  2. Esse "mas sem a glória das corridas" foi engraçado! rsrsr!

    E hilário é te imaginar como o Mario Brother! hahahha

    Putz! Pausa de 25 minutos para almoço é embaçado, hein?

    Pergunta 1: Como é esse pão? E é gostoso?

    Pergunta 2: Que horas você tem as aulas?

    É isso, Brazilian Guy! Força!
    []s e até a próxima!
    M.D.

    ResponderExcluir
  3. ei Mario rs rs

    Te colocam dentro da maquina p/ limpar pq vc é o menorzinho da turma, né?! rs (brincadeirinha, não me manda p/ aquele lugar, hein?!?!)

    bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Poxa, ainda bem que a vida é difícil aí neh Brazilian Guy, se vestido de Tip Top, fazendo faxina vc já não quer voltar mais, imagina se fosse fácil!!!
    Beijo mano, se cuida.

    ResponderExcluir
  5. A rapadura é doce mas não é mole...

    ResponderExcluir
  6. MD
    É como um pão Francês comum, mas fazemos de todos os tipo, rosca, bengala, pão francês (aqui somente chamado de pão) e pão com frutas, um tipo de panetone, mas redondo, tipo um pão de queijo bombado.

    E eu estou de ferias, mas eu estudava na parte da noite.

    ResponderExcluir